Gestação canina

cadela grávida

Uma gestação canina, no geral, leva de 58 a 64 dias, sendo possível ser feito um ultra-som a partir do primeiro mês, para saber quantos filhotes existem alí e também

ver a saúde da mamãe.

 

  •  Sintomas

A cadela grávida geralmente passa a ter menos fome, recusando comida e não comendo a ração na mesma proporção que fazia isso. Outro sintoma bastante comum é a temperatura corporal que irá baixar, além da sua mama ficar mais inchada. Um aspecto comportamental bem visível no momento em que está chegando próximo ao parto é a cadela começar a “fazer um ninho”, procurando o local mais adequado e confortável para ter seus filhotes, ficando muito inquieta nesse momento.

  • “Está chegando a hora!”

A gestação do animal é simples, até os últimos 15 dias que precedem o parto a cadela não precisa de muita coisa diferente, além de algumas dicas, como trocar a ração normal por ração para filhotes, já que esta possui mais vitaminas, que ajudam na gestação dos filhotes.

Quando a cadela estiver a quinze dias para dar a luz, alguns cuidados devem ser tomados. O ninho dos filhotes deve ser algum local que a mamãe gosta de ficar, lá, faça um ninho que seja confortável e aquecido para os futuros filhotes.

 

  • Como lidar na hora do parto

Caso o pré-natal tenha ocorrido tranquilamente, nenhuma ajuda no parto será necessária. A nova mamãe fará todo o trabalho sozinha, expulsando os filhotes, limpando-os e comendo a placenta. Depois disso, verifique se todos os filhotes respiram normalmente e ajude-os a encontrar um lugar para mamar, se necessário.

O mais importante é manter a calma na hora do parto, para não passar seu stress para a a cadela, já que isso pode trazer consequências muito ruins para o parto. Se achar melhor, deixe presente a pessoa em quem a mãe dos filhotes mais confia, assistindo o parto. Lembre-se de deixar água e comida perto da nova mamãe, pois ela estará esgotada e precisará se alimentar, mas não irá muito longe para isso.

Com 25 dias, os filhotes precisam tomar a primeira dose de vermífugo, e com 45 dias, as outras vacinas da primeira infância devem ser ministradas nos bichinhos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s